Acompanhamos o monitoramento das lavouras de milho safrinha na região de Cascavel, o plantio neste ano foi antecipado e o clima tem sido favorável. Na Agrícola Andreis, os consultores técnicos conferem semanalmente o desenvolvimento da cultura, que já entra em um estágio reprodutivo. Novos híbridos no mercado estão se destacando, principalmente no controle de pragas. “O material novo da Pioneer 3322 se mostrou bem resistente a lagarta, percevejo e teve uma boa resistência à doença em toda planta”, ressalta o Engenheiro Agrônomo, Anderson Effgen.
Os resultados que já podem ser observados nesse estágio da lavoura, são a combinação da sanidade do material aliada ao manejo. “Apesar da boa resistência natural, no milho safrinha trabalhamos sempre com o controle antecipado para não ter problemas com potencial produtivo. O material novo Pioneer 3322 PWU mostrou um excelente arranque inicial, se destacando no escape de danos por percevejo e lagartas, entregando também uma ótima tolerância ao complexo de doenças”, explica Anderson.
O milho safrinha agora está saindo da fase vegetativa para reprodutiva e daqui para frente contabiliza pelo menos 80 dias para a colheita. “Estamos com duas aplicações de fungicida nesta área, a 1⁰ em v6, e a 2⁰ no pré pendoamento, aplicações preventivas e com ótima sanidade deste material”, ressalta Anderson.
E tudo isso reforça o potencial da safra. “Notamos um excelente sistema radicular que nos auxilia muito nas adversidades climáticas, sendo assim, mantendo nosso potencial produtivo. Continuamos na verificação semanal para que toda essa produção continue com boas expectativas”, finaliza Anderson.
Assessoria.