Entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2024, será realizado o Dia de Campo da Agrícola Andreis, no Centro de Pesquisa da empresa, localizado em Corbélia (PR). Essa é a 15ª edição do evento que, tradicionalmente, busca proporcionar uma verdadeira imersão de conhecimentos aos visitantes. Durante o encontro, o que estará em foco para os visitantes são as oportunidades de encontrar informações técnicas da prática agrícola no campo, e conhecer o trabalho desenvolvido na Área Experimental. O plantio dos plots das 18 empresas parceiras já foram finalizados. “A organização foi muito bem planejada para que todos possam aproveitar a programação completa”, apresenta a Coordenadora do Centro de Pesquisa da Agrícola Andreis, Bruna Andrade.
Neste ano, o evento traz novidades: os visitantes poderão participar de atividades interativas a campo na área do ensaio, que vai contar com cerca de 80 cultivares de soja, além de tecnologias para a proteção de cultivos. “A ideia é criar uma verdadeira rede para somar ideias entre técnicos, agrônomos, clientes, famílias e os colaboradores da empresa”, complementa a agrônoma.
Entre os palestrantes convidados para o evento, está o Engenheiro Agrônomo André Aguirre, Mestre em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, para demonstrar na quinta-feira (12), pela manhã, os “Desafios e Oportunidades da safrinha 2025”. Além disso, para ampliar o debate e ver os resultados práticos, no momento “Interação no Campo”, à tarde, Aguirre, que também é consultor agronômico, falará sobre os gargalos para alavancar a produtividade no sistema soja/milho, uma aula no campo de cultivares de soja.
Já no dia 13, sexta-feira, a programação contará no período da manhã com o Espaço Mosaic e com a palestra do Dr. Alencar Zanon, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a respeito do “Caminho para a Lucratividade da Lavoura de Soja”. À tarde, Zanon participa do painel “Interação a campo” e apresenta o tema “Conversando com a Planta de Soja” para dentro do ensaio de competição de cultivares. Esse painel no campo busca aproximar os dados das pesquisas do “Campeonato Soy Bean Money Maker“ e conhecimento em ecofisiologia da soja para consultores e produtores que estarão na programação. Nos dois dias a Ïnteraçãoa Campo” será conduzida por Junior Amaral Diretor da Sipa, empresa de Agricultura de Precisão do grupo, que apresenta o trabalho com as cultivares de soja, nos diferentes espaçamentos e populações desenvolvido há anos no espaço.
O Dia de Campo, tornou-se um dos mais importantes momentos de integração entre a Agrícola Andreis e os agricultores da região, portanto, os debates buscam evidenciar o potencial produtivo das lavouras na safra de verão e na safrinha, sem esquecer da sustentabilidade. A interação direta com os pesquisadores é uma oportunidade imperdível. “Pretendemos aliar informação técnica no campo com os estudos científicos realizados na área experimental. E a programação a cada ano fica mais completa” adianta, Bruna.
O campo também é delas
No Painel Mulheres do Agro, as mulheres terão uma programação especial para fortalecer a união e o protagonismo no campo. Um dos destaques é a Oficina das Flores, espaço em que a bióloga e professora Jéssica Patrícia Borges da Silva apresentará dicas de manejo de roseiras, técnicas de estaquia, propagação de flores e diversos outros cuidados no cultivo. A ideia é evidenciar que o cultivo de flores além de terapêutico é fonte de renda de muitas outras mulheres do campo.
Cultivando Tecnologia no Agro
Para marcar a consolidação do evento, a empresa apresenta a nova identidade do Dia de Campo com o conceito “Cultivando Tecnologia no Agro”.
“Entendendo nosso papel como disseminadores de conhecimento e dos avanços nas áreas de pesquisa, que hoje deixam de ser apenas ferramentas, e se tornam a essência de um agro mais forte, sustentável e rentável, o Dia de Campo Andreis serve para que cada visitante tenha a oportunidade de se conectar, trocar experiências e descobrir novos caminhos na agricultura. Portanto, “Cultivando Tecnologia no Agro” é o nosso convite para o futuro”.
Confira a programação completa:
12 dezembro
7h00 – Coffee e Credenciamento
7h45 – Solenidade de Abertura – Hino Nacional Brasileiro
8h – Tour Guiado nos stands
10h40 – Palestra: André Aguirre – Desafios e Oportunidades Safrinha 2025
12h – Almoço
13h30 – Tour Guiado nos stands
14h30* – Painel Mulheres do Agro: Prof. Jéssica Patricia Borges da Silva – Oficina com botões de rosa
14h30* – Interação no campo:
Andre Aguirre – Gargalos para alavancar a produtividade no sistema Soja/milho
Júnior Amaral – Visitação Cultivares
*Programação simultânea.
13 dezembro
7h00 – Coffee e Credenciamento
7h45 – Solenidade de Abertura – Hino Nacional Brasileiro
8h – Tour Guiado nos stands
10h30 – Espaço Mosaic
10h45 – Palestra: Alencar Zanon – O Caminho para Lucratividade da Lavoura de Soja
12h – Almoço
13h30 – Tour Guiado nos stands
14h30* – Visitação Cultivares
14h30* – Interação no campo:
Alencar Zanon – Conversando com a planta de soja
Júnior Amaral – Visitação Cultivares
*Programação simultânea.
Assessoria